Talvez esse tipo de informação não seja tão bem divulgada, ou não receba a devida atenção da mídia, ou talvez ainda só circule com mais frequência entre as próprias mulheres…. fato é que ontem eu entrei num site qualquer e vi a propaganda de um projeto que me chamou a atenção pelo nome: Girl Rising.
Cliquei no link do anúncio e descobri que o filme foi lançado em 2012, mas só agora eu tive a oportunidade de conhecer este maravilhoso projeto. Antes tarde do que nunca. Talvez estas sejam “old news” mas te convido a conhecer um pouco mais sobre o projeto Girl Rising, que visa mudar a vida de milhares de meninas, simplesmente permitindo que elas frequentem regularmente uma escola. Parece absurdo? Infelizmente é verdade.
A essência do Girl Rising é contar a história de 9 meninas ao redor do mundo; mas o que estas meninas tem em comum? Cada uma delas encontrou um jeito de estudar, lutando para crescer num ambiente pouco favorável e por vezes hostil.
O slogan da campanha é: “A educação de meninas pode quebrar ciclos de pobreza em apenas uma geração, no entanto, milhões de meninas ainda não vão à escola“.
O principal objetivo é conscientizar sobre o empoderamento feminino através da educação, e incentivar o levantamento de recursos para dar seguimento ao projeto e mudar a realidade te tantas outras meninas em todo o mundo. Veja o trailer a seguir para ter uma idéia melhor.
Oportunamente, hoje é o Dia internacional da Mulher e, para celebrar as conquistas atuais e também continuar lutando contra a discriminação e abusos que ainda existem, me senti movido a falar sobre educação, para esta e as próximas gerações. Vendo este filme, percebi que nos dias atuais ainda existem lugares em nosso planeta onde mulheres – meninas – são proibidas de frequentar uma escola, e com isso são roubadas do acesso básico à alfabetização e cultura.
E por falar em cultura, no Brasil não estamos livres de prejudicar nossas meninas, seja com nossos hábitos sociais de diminuição feminina ou pela exploração do trabalho (e corpo) de crianças e mulheres.
Confira um pouco da participação de Neilza Buarque Costa, assessora em Saúde Materno Infantil da Visão Mundial e coordenadora da Campanha “Saúde para as Crianças Primeiro”, no painel de debates realizado após à exibição oficial do filme Girl Rising no Brasil, evento que aconteceu no auditório da Escola Politécnica da USP. O longa-metragem, patrocinado pela Intel, mostra a estreita ligação entre o avanço na educação de meninas e a superação da pobreza. Publicado por Visão Mundial em Sexta, 16 de agosto de 2013
O projeto Girl Rising ainda conta com o apoio e parceria de várias organizações e celebridades, o que aumenta muito a visibilidade e permite o acesso à esta informação às novas gerações. Entre as apoiadoras estão a Visão Mundial, Nações Unidas, Intel, Facebook, Girl Effect, Selena Gomez, entre outros.
Mais sobre o Girl Rising
O filme Girl Rising é sobre mulheres, mas não somente para mulheres, então se você deseja colaborar com esta mudança, ajude a divulgar o filme, compartilhe os links em suas redes sociais. Você também pode comprar o próprio filme e outros produtos relacionados na loja oficial da Girl Rising para arrecadação de fundos.
- girlrising.com
- girlrising.com/blog/
- shop.girlrising.com
- facebook.com/GirlRising
- twitter.com/girlrising
- imdb.com/title/tt2444946/
- g1.globo.com/educacao/noticia/2013/08/documentario-mostra-como-escola-mudou-vida-de-meninas-em-9-paises.html
Deixe um comentário abaixo sobre este assunto e compartilhe este artigo com suas amigas e amigos 😉